Foram encontrados 303 registros para a palavra: INCÊNDIO

Situação em Portugal ainda é 'preocupante', dizem autoridades sobre incêndio

Mais de mil bombeiros seguem tentando conter o gigantesco incêndio florestal na região central de Portugal, que deixou pelo menos 62 mortos e provocou forte comoção no país.

Após um fim de semana com 40ºC em várias regiões do país, a temperatura registrou leve queda, mas o incêndio, declarado no sábado (17) à tarde em Pedrógão Grande, prosseguia na direção das regiões vizinhas de Castelo Branco e Coimbra nesta segunda-feira (19)...

Membros do 9º GBM em Juazeiro finalizam Curso de Operações de Incêndio

Integrantes do Nono Grupamento de Bombeiros de Juazeiro finalizam Curso de Operações de Incêndio (COI) com louvor. O tenente BM Thiago Henrique e o Sargento BM J. Gomes, concluíram o curso respectivamente em terceiro e sexto lugar na classificação geral, sendo agora os responsáveis para implantar essa nova doutrina na região de Juazeiro.  O curso inicialmente teve 21 inscritos, dos quais 16 iniciaram, mas somente 11 concluíram, em virtude do alto grau de dificuldades nas instruções, que exige dos participantes esforço físico e grande espírito de superação.

Com carga horária de 180 horas, o curso tem como objetivo aprimorar as técnicas e táticas de combate a incêndio em ambiente confinado, os bombeiros militares são capacitados para entrarem em ambientes incendiados e realizarem o resgate de vítimas e minimizar os danos com a maior eficiência possível. A nova doutrina de combate a incêndio em ambiente confinado foi desenvolvida na França e trazida ao Brasil por dois oficiais do CBM-Goiás, que por sua vez estão multiplicando o conhecimento no Brasil...

Equipe do SAAE participa de curso sobre NR 10 e combate a princípio de incêndio

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR-23)  da Lei nº 6.514/77, todas as empresas devem possuir proteção contra incêndio, equipamentos para combater fogo em seu inicio (extintores) e, principalmente, pessoas treinadas para o uso correto destes equipamentos.

Objetivando capacitar os servidores que trabalham diretamente com eletricidade, bem como reduzir os riscos a princípios de incêndios, o Setor de Segurança do Trabalho do Serviço de Água e Saneamento Ambiental reuniu cerca de 50 funcionários do SAAE para participarem do Curso NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade...

Corpo de Bombeiros de Juazeiro apaga incêndio em veículo na BR-407

Na tarde desta terça-feira (18) o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um incêndio em veículo na BR-407, no início da ponte Presidente Dutra, sentido Juazeiro/Petrolina. No local, um veiculo Fiat strada placa de Juazeiro estava em chamas, foi preciso utilizar extintores para debelar o incêndio.

Segundo o condutor, o veiculo recentemente passou por uma lavagem do motor, o que pode ter causado o incêndio. Ele relata que estava seguindo pela via quando viu fumaça saindo pelo capô do veículo...

Guardas Municipais de Juazeiro recebem treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros

Nesta quarta-feira (15), a turma dos novos concursados da Guarda Civil Municipal de Juazeiro recebeu treinamento no Batalhão do Corpo de Bombeiros de Petrolina. O exercício faz parte da ementa do curso de formação que os novos Guardas estão cursando desde janeiro.

As GCM´s Jeane Marques e Josumira dos Santos, instrutoras das disciplinas de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio, respectivamente, após lecionarem o conteúdo teórico, levaram os alunos para a aula prática. "O Corpo de Bombeiros de Petrolina se colocou a disposição para oferecer treinamento para nossos guardas. Temos ex-guardas que fazem parte desta corporação, por isso, temos essa parceria", afirmou Josumira...

Bahia Sem Fogo intensifica combate à incêndio no município de Saúde

As ações de combate ao incêndio que atinge a Serra Santa Cruz, próximo às margens da Barragem de Pindobaçu, em Saúde, no centro norte da Bahia, continuam. Dezoito bombeiros militares e 20 brigadistas atuam no local, com o suporte logístico de três aviões Airtractors e um helicóptero, equipados com lançamentos de água de bambi bucket (bolsa que carrega água), além de duas vans e quatro pickups. Em uma das áreas atingidas, na Fazenda Misteriosa, o fogo está controlado.

Neste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), já investiu R$ 4,5 milhões no combate aos incêndios em território baiano. O comitê do Bahia Sem Fogo, com atuação do secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, da diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, monitora as ações dos coordenadores de área, garantindo o suporte necessário à agilidade logística, fiscalização e combate aos incêndios...

BOMBEIROS DE JUAZEIRO, SENHOR DO BONFIM E FEIRA DE SANTANA COMBATEM INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES EM SAÚDE E PINDOBAÇÚ

Um incêndio de grande proporção estar há mais de 15 dias consumindo diversas áreas rurais, nos municípios de Saúde e de Pindobaçu. Bombeiros, brigadistas e voluntários tentam debelar as chamas que estão destruindo milhares de hectares de vegetação, e ameaçam propagar-se para as fazendas e povoados próximos. Segundo o tenente BM Thiago Moreira, que está no comando da operação, são mais de 08 pontos onde há fogo, numa área muita extensa e de difícil acesso.

Nesse momento equipes do 2º GBM, sediado na cidade de Feira de Santana, homens do 9º GBM (Juazeiro) e do SGBM com sede na cidade de Senhor do Bonfim, além de brigadistas e voluntários das cidades circunvizinhas, revezam-se numa missão hercúlea de combater e monitorar os focos de incêndio...

Bahia Sem Fogo combate incêndio em reserva natural em Rio de Contas

Os trabalhos de combate a um incêndio que atinge a Reserva Natural Serra das Almas, na Chapada Diamantina, desde a sexta-feira (3), continuam. Até o momento, foram lançados cerca de 20 homens, entre bombeiros militares e brigadistas, em pontos de maior relevância operacional. Onze bombeiros do município de Jequié foram integrados à equipe em Rio de Contas, na manhã deste domingo (5), e auxilia a ação de combate no local. Desde a sexta, uma aeronave do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), atua em apoio utilizando o equipamento aéreo com Bambi Bucket, espécie de bolsa que transporta água para auxiliar no combate.

Na manhã deste domingo, o secretário Geraldo Reis autorizou a contratação de mais uma aeronave e deslocamento de mais três viaturas com tração 4x4 para viabilizar o acesso terrestre dos bombeiros e brigadistas aos pontos de incêndio. Os veículos serão enviados de Vitória da Conquista (sudoeste) e Seabra (Chapada).

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Gaviões da Chapada, que atuam no combate ao incêndio em Rio de Contas, estão em trabalho constante no local, assim como a aeronave com Bambi Bucket, uma vez que a equipe dispõe do suporte de um caminhão de abastecimento de combustível. A prefeitura do município de Rio de Contas também atua em parceria, com suporte logístico aos combatentes e mobilização de efetivo de brigadas próximas. 

Uma equipe do Bahia Sem Fogo deslocou equipamentos para o helicóptero e material de combate da unidade de Lençóis para reforço na atuação em Rio de Contas. Ainda não há informações da área afetada pelo incêndio. A Reserva Natural Serra das Almas é uma reserva particular do patrimônio natural, localizada no município de Rio de Contas, com extensão de 263 hectares.

Bahia Sem Fogo

As ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia se tornaram mais efetivas a partir de 2010, com a criação do programa Bahia Sem Fogo. O programa é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia (instituído pelo Decreto nº 11.559, de 1º de junho de 2009). 

O comitê é formado por representantes de instituições estaduais, municipais e federais, entre elas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Casa Militar do Governador; seecretarias estaduais da Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Educação , da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), do Turismo (Setur) e Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA). O Bahia Sem Fogo tem o objetivo de coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário. 

Combate - A Sema distribui equipamentos de proteção individual, transporte e suprimentos para as equipes de campo, pagamento de diárias para servidores e motoristas e locação de veículos e aeronaves.

Prevenção - O programa atua na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção e sensibilização e a organização de subcomitês

Boletim Bahia Sem Fogo - A partir de fevereiro de 2017, em períodos de maior ocorrência no registro de queimadas, a Sema/Inema e o Corpo de Bombeiros Militares prestam informações regulares sobre as atividades de monitoramento e combate ao fogo.

Canais de denúncia - A qualquer sinal de incêndio, ligue 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail [email protected], diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão...

PAI E FILHO MORREM EM INCÊNDIO EM PETROLINA

Incêndio ocorrido na noite deste domingo (05), em um prédio da Avenida 7 de setembro, próximo a Metalúrgica Peixinho, deixou dois mortos, carbonizados: Pai e filho. Às 21 horas, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado urgente e se dirigiu para o local. Havia incêndio no prédio e depois que os bombeiros controlaram as chamas os dois corpos foram encontrados. O do Pai Edogib, que era proprietário do prédio e de seu filho Juscelino. O filho estava na casa da mãe quando viu as chamas correu para tentar salvar o pai, houve uma explosão, segundo testemunhas e o rapaz não retornou. O corpo de bombeiros achou os dois corpos carbonizados no interior da oficina que em seguida foram recolhidos para o IML. ..

9° GBM COMBATE INCÊNDIO NA ORLA DE JUAZEIRO

Um incêndio de causas desconhecidas atingiu uma barraca de aluguel de caiaques, na orla nova de Juazeiro. Por volta das 05 horas, deste domingo, dia 05, populares acionaram o Corpo de Bombeiros, informando que uma barraca de alugueis de caiaques estava pegando fogo. A guarnição comandada pela Cabo BM Silvia Paula, esteve no local e foi informada  que o incêndio começou de repente e destruiu tudo que estava na barraca. Para evitar a propagação para outras barracas, foi realizado o combate ao fogo e feito o rescaldo do que sobrou da barraca sinistrada.
  ..

9º GBM COMBATE INCÊNDIO EM CARRETA NO DISTRITO DE CARNAÍBA DO SERTÃO

Por volta das 15 horas desta segunda-feira (13), uma guarnição do Corpo de Bombeiros se deslocou sob o comando da CB BM Jenkley, a fim de combater um incêndio que destruía um veiculo na BR-407, nas proximidades do distrito de Carnaíba do Sertão.

Tratava-se de uma carreta carregada de material orgânico, o proprietário do veículo não soube informar como o incêndio começou. Infelizmente o fogo se propagou para a carroceria de outra carreta que estava estacionada com problemas mecânicos...

Bombeiros Militares integrantes do 9° GBM do CBMBA atuam no Combate a incêndio na Serra da Marota

Homenagem voluntária das crianças de Pindobaçu no povoado de Marota ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Desde o dia 30 de janeiro (segunda-feira), Bombeiros Militares do 9° GBM, sob Coordenação do Cap BM Wagner Queiroz, atuam no Município de Pindobaçu, na localidade da Serra da Marota, onde travam combate ao incêndio juntamente com mais 04 BM e um guia local...

Ministério libera recursos para prevenção de incêndios na Chapada

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretária Nacional de Defesa Civil (Sedec), liberou recursos da ordem de R$ 500 mil para ações de combate e prevenção de incêndios na Chapada Diamantina. O montante foi indicado pela senadora Lídice da Mata, por meio de emenda parlamentar e será executado pelo Governo do Estado, via Superintendência da Defesa Civil. Com a verba, serão adquiridos equipamentos de rádio para implantação de um, sistema de comunicação de voz, bem como a realização de cursos de capacitação de brigadistas voluntários, para atuar na prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais  na região. 

De acordo com a senadora Lídice da Mata, a iniciativa prevê uma forte articulação entre os órgãos públicos e a sociedade civil para encontrar soluções viáveis capazes de diminuir  a incidência  dos focos de incêndios e assim combatê-los. "Mais 400 mil baianos de 24 municipios da Chapada Diamantina serão beneficiados", explicou. O superintendente estadual da Defesa Civil, Rodrigo Hita, contou que o sistema de comunicação terá dez estações de rádio VHF e dez repetidoras, o que facilitará as providências com mais agilidade...

Inquérito busca responsáveis por incêndio em farmácia que matou 9 pessoas em Camaçari

As causas da explosão, seguida de desabamento e incêndio, de uma farmácia no Centro de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ainda são investigadas. A informação é de representantes das polícias Civil e Militar, Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT) prestada durante coletiva à imprensa, na sede da PC, na Piedade. O acidente provocou a morte de nove pessoas, entre elas, Tatiane Ribeiro Mendes, 34 anos, única identificada, e deixou outras 14 feridas.

A delegada Thaís Siqueira, titular da 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari), que instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente, disse aos jornalistas que uma empregada do estabelecimento foi ouvida na manhã de hoje (24) e deu informações detalhadas sobre os minutos que antecederam a explosão, ocorrida durante uma obra, realizada há pelo menos 30 dias, no mezanino da farmácia...

Governo do Estado amplia ações de combate a incêndios na Chapada

Com a chegada de 15 bombeiros militares, dois helicópteros e duas aeronaves, entre esta terça e quarta-feira, no município de Rio Contas, o Governo do Estado está ampliando as ações de monitoramento e combate a incêndios que vem atingindo a região. Além dos brigadistas que já estavam atuando no local, toda uma estrutura está sendo criada na região para impedir o alastramento do fogo. Nesta terça, o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Eugênio Spengler, esteve na região e sobrevoou os locais atingidos pelos focos, avaliando a extensão da queimada numa área estimada de 230 hectares, localizada principalmente na Serra dos Barbados e em torno do Pico das Almas.

Segundo o secretário, a expectativa é de chuva para a região nos próximos dias, mas mesmo com esse indicativo, todo o efetivo disponível para operação continuará em Rio de Contas. "O incêndio na Serra do Barbado já foi completamente controlado, inclusive já foi feito o rescaldo, até esta quarta esperamos extinguir riscos na área. E continuamos atentos a focos isolados que podem acontecer em áreas de difícil acesso e com incidência intensa de ventos. Portanto continuaremos aqui com os brigadistas voluntários, quinze homens do Corpo de Bombeiros vindos de Jequié e Vitória da Conquista e as aeronaves que já estão no suporte às equipes de solo", explicou. 

Os focos de incêndio na região de Rio de Contas, município da Chapada Diamantina a 738 quilômetros de Salvador, começaram no último domingo (30) e, desde então, contou com o apoio de mais de 10 brigadistas capacitados e equipados pelo Governo do Estado. Na terça, um dos helicópteros que participavam da operação, já levava e trazia os voluntários a cada novo foco de incêndio. Para o brigadista e também guia turístico Samuel Ferreira da Silva, o trabalho no combate a incêndios foi a forma que encontrou para defender a natureza. "A gente faz tudo isso pelo amor que temos à natureza, pelas nascentes dos rios e pelos animais da região. Sou morador de Rio de Contas e poder ajudar é um privilégio e motivo de alegria", contou. 

As ações de Rio de Contas e em toda Chapada Diamantina integram o programa Bahia sem Fogo, lançado em outubro deste ano para intensificar a prevenção da ocorrência de incêndios apostando na conscientização do baiano e de visitantes. As atividades incluem monitoramento aéreo permanente nos focos da região, além de ações educativas como oficinas de educação ambiental, por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais. A ideia é que moradores e estudantes da região se tornem atores e multiplicadores dessas ações. ..

Polícia Civil afirma que incêndio no local onde as jovens foram encontradas mortas, em Petrolina, poderá prejudicar as investigações

Na tarde desta terça-feira (06), o Blog Geraldo José tomou conhecimento, através de leitores, de que o local onde as duas jovens de 19 anos, Taiane de Souza Costa e Bruna Souza Torres, foram mortas na manhã desta segunda-feira (05), em Petrolina, havia sido incendiado.

O Delegado Seccional de Petrolina, Marceone Ferreira, em entrevista ao Blog por telefone confirmou o ocorrido e informou que o incêndio vai prejudicar o trabalho da Polícia Civil na elucidação do caso...

Pilão Arcado: Criança morre após incêndio em motel; casal é preso

Uma criança morreu em um incêndio em um motel em Pilão Arcado, no Sertão do São Francisco. Segundo o delegado Arnóbio Souza, que investiga o caso, o menino de três anos estava com a mãe, de 27 anos, e o namorado da mulher, de 43 anos, que foram presos em flagrante nesta quarta-feira (20). Conforme a Polícia, a criança foi deixada em um dos quartos do local, de propriedade do namorado da mãe, enquanto o casal se dirigiu para outro. Ainda conforme o delegado, o quarto onde a criança estava tinha problemas de fiação e de estrutura. O fogo foi percebido pelo filho do dono do motel que tinha chegado da rua. Mesmo depois de o incêndio ser controlado, a criança não resistiu aos ferimentos.

O caso ocorreu na noite de terça-feira (19), no bairro da Farofa, por volta das 23h30. Conforme a polícia, o casal permanece preso à disposição da Justiça e deve responder por abandono de incapaz com resultado de morte...

ESPAÇO DO LEITOR: DENÚNCIA DE INCÊNDIO NO BAIRRO CAJUEIRO.

Olá Geraldo.

Meu nome é Mariana e gostaria de fazer uma denúncia: Há mais ou menos três semanas que venho ligando para a Secretaria que cuida da limpeza da cidade cujo telefone é 3612-6348 e pedindo que venham até o bairro Cajueiro para tirar entulhos, lixo e galhos das árvores que as pessoas podam e jogam. Esse local é o lado da minha casa que fica colado com o fundo do Colégio Normal e APAE. É popularmente conhecida como "Pracinha da Apae" embora não haja nenhuma praça, a não ser algumas árvores plantadas pelos próprios moradores do entorno...

ESPAÇO DO LEITOR: ESTRADA X INCÊNDIO EM SENTO-SÉ.

Caro Geraldo,

Ocorrendo o incêndio em Sento-Sé, ligaram de lá para o Corpo de Bombeiros de Juazeiro, pedindo socorro, “pois se tratava de fenômeno de grandes proporções”. Imediatamente foram convocados os bombeiros de plantão e os que estavam de folga, para irem atender o chamado urgente...

Governador determina preparação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios na Chapada

O governador Rui Costa aproveitou a entrega de R$8 milhões em equipamentos para o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quarta-feira (2), em Simões Filho, para anunciar que determinou a elaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios na Chapada Diamantina. A implementação de um conjunto de medidas para evitar as queimadas na região foi assunto de reunião do governador com moradores, brigadistas e prefeitos, durante viagem que fez a Lençóis, em novembro do ano passado, para acompanhar o combate ao fogo. 

"Até abril, quero chamar os prefeitos para compartilhar as propostas e uma delas é a de capacitar servidores municipais, como os guardas municipais, no caso das cidades que têm. Se cada cidade tiver um grupo de servidores treinados, se cada comunidade tiver voluntários preparados para o combate a incêndios florestais, nas primeiras faíscas na mata o fogo é identificado e debelado, evitando tragédias como aquela [ocorrida no segundo semestre de 2015]", disse Rui. ..